Pular para o conteúdo principal

Febre amarela

Caríssimos amigos, seguidores... 
Seria importante replicarmos as informações corretas:
Esse texto não é meu, mas trabalho com saúde pública.

Sobre a *Febre Amarela* e a "falta de vacinas para todo mundo", vou tentar explicar resumidamente:

- O mosquito que pica o macaco (Haemagogus janthinomys) é diferente do que o que pica o homem (Aedes aegypti). O primeiro vive na mata fechada e o segundo dentro da sua casa.

- O pernilongo comum não participa dessa história.

- Os humanos suscetíveis, ao frequentarem áreas silvestres, podem ser picados por mosquitos infectados.

- Ao voltarem para casa, se estiverem contaminados e forem picados pelo Aedes, este é quem pode disseminar o vírus para outras pessoas.

- O Aedes vive dentro das casas e voa, no máximo, num raio de *500 metros*. Ou seja, o mosquito não vai atravessar a cidade, a não ser que você permita que ele passe de casa em casa, inclusive na sua.

- Como *não há casos de ciclo urbano de Febre Amarela no Brasil desde 1942*, vacina-se apenas as populações que vivem mais próximas às matas nativas porque o vírus só pode vir de lá.

- Entenda que *mata nativa* é diferente de terreno abandonado ou de barranco com mato alto.

- Seguindo-se o "rastro" das mortes dos macacos, é possível saber por onde o vírus está andando, e assim protege-se as pessoas daquelas áreas. É o que chamam de "corredor do vírus".

- Por isso é extremamente importante não sair matando macacos por aí! Além de indicarem por onde o vírus anda, *eles são mais vítimas do que nós.*

- Se você *NÃO mora* próximo a áreas de mata nativa, o vírus só chegará a você se houver o ciclo urbano através do Aedes, e este ciclo começa sempre afetando primeiro os moradores das áreas de mata. Por isso é importante fazer o bloqueio deles primeiro.

- Lembre-se que desde 1942 não há casos de ciclo urbano no Brasil.

- Se você se afobar e tomar a vacina *sem necessidade* e esta faltar aos moradores das áreas de mata, fica muito mais fácil de começar o ciclo urbano, pois essas pessoas estarão desprotegidas *por sua culpa.*

- Se você quer realmente proteger a si e a sua família e colaborar com a cidade toda e com os serviços de saúde, *não permita que o mosquito Aedes aegypti procrie.*

- Além de evitar a Febre Amarela, você também estará evitando a Dengue, a Zika e o Chikungunya.

- Você sabia que Sorocaba *já tem caso confirmado de Chikungunya em 2018* e vários casos suspeitos de Dengue e nenhum de Febre Amarela em humanos? Pois é...

- A chave de tudo é o mosquito *Aedes aegypti* e não os macacos! Use sua inteligência!

- Entendeu agora porque a vacina não é para todo mundo?

- Ah, e antes que eu me esqueça, você já olhou seu quintal hoje atrás de água parada ou lembrou de usar repelente?

- Você pode até escapar da Febre Amarela, mas a Dengue, a Zika e o Chikungunya podem estar *dentro da sua casa* e você nem se deu conta disso!

- Percebeu como tem agido errado até então desesperando-se atrás da vacina?

- Bora fazer o certo *acabando com o mosquito!...

Postagens mais visitadas deste blog

Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco, assim como Ariel.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos, como o de ser elevado às alturas.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles e de onde vieram.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser, igual a Ariel.
Devemos, como crianças, acreditar nos sonhos, sonhar colorido, amar, viver sem temer, sem mentalidade de adulto.

Um grande Mestre já dizia:
"Deixai vir a MIM os pequeninos. Em verdade vos digo que todo aquele que não receber o Reino com mentalidade de uma criança nele não entrará".

Att.: Equipe Casuo

Conquiste o emprego dos seus sonhos / Marcos Casuo

Todo ano pode ser o melhor da sua vida se você evoluir, amar, aprender e aproveitar desde o primeiro minuto. Além do mais, você precisa ser feliz em todos os âmbitos, inclusive no trabalho. Por isso, eu te dou algumas dicas, afinal eu sou muito feliz no meu trabalho e agradeço a oportunidade de poder realizar as minhas palestras que de forma direta e objetiva ajudam as pessoas a observarem melhor as oportunidades que as cercam. Confira abaixo 10 dicas que podem ajudar na busca pela tão desejada colocação ideal no mercado de trabalho:

1- O dinheiro não é tudo, mas por vezes motiva as pessoas. Se esse é seu caso, pesquise a faixa salarial do que você realiza para ter certeza de que sua remuneração é ou não condizente. Leve em conta seu tempo de experiência.

2- Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para a qual pretende migrar. Entenda qual é o valor e missão dela para saber se é compatível com o que você pensa. Depois, fique de olho n…

Sonhar é Inerente à vida do ser humano - Marcos Casuo

Sonhar é inerente à vida do ser humano.
Mas, são poucas as pessoas que conseguem transformá-los em realidade, seja porque simplesmente decidiram dar um novo rumo às suas vidas ou, então, porque os obstáculos foram mais fortes que seus mais incontidos desejos. A entrevista que trago hoje, para os leitores do RH.com.br, é especial por um aspecto: meu entrevistado não é um profissional da área de Recursos Humanos, mas tem sido requisitado por muitas empresas para passar um recado extremamente importante - a importância da sinergia para a que as pessoas não formem apenas um grupo, mas sim um verdadeiro time. 
Refiro-me a Marcos Casuo, presidente da Universo Casuo (UC), uma companhia que nasceu a quase três anos e que oferece aos seus clientes a magia do circo, através da música, da dança, de acrobacias e de um figurino que encanta pessoas de todas as idades. Casuo passou por empresas de destaque, dentre elas o Cirque du Solei - considerada uma das organizações que mais cresce no mundo. H…